top of page
  • Foto do escritorAlbangela Ceschin Machado

Terapia de casal e sexualidade

A família é o cristal no dispositivo de sexualidade: parece difundir uma sexualidade que de fato reflete e difrata. Por sua penetrabilidade e sua repercussão voltada para o exterior, ela é um dos elementos táticos mais preciosos para esse dispositivo.

"Michel Foucault

O atendimento terapêutico de casais vem auxiliar na falta de comunicação entre os mesmos, pois é sabido que crises conjugais importantes são geradas pela dificuldade de diálogo.

Alguns conceitos muitas vezes não "comunicados" adequadamente em relação ao contrato estabelecido entre o casal causam estranheza. Existem variáveis a serem consideradas, que são fruto de valores, normas e crenças trazidas da família de origem e decorrentes do processo de desenvolvimento e amadurecimento de cada indivíduo e de suas experiências individuais.

Percebe-se o quão é difícil para cada um abrir mão de seus conceitos na tentativa de construir um modelo exclusivo daquele casal. O motivo inicial que aproxima dois indivíduos parece suficiente para o início do processo, porém, à medida que o encantamento vai diminuindo de intensidade, faz-se necessária criatividade para construir novos sentimentos que solidifiquem este relacionamento.

A questão da sexualidade também fica comprometida, uma vez que esta representa uma forma íntima de comunicação do casal, desenvolvida ao longo do ciclo vital e com vivências bastante diversas para cada um, normalmente prejudicando o relacionamento quando o diálogo não é franco e transparente.

As expectativas individuais são algumas vezes diferentes e, não sendo compartilhadas, resultam em cobranças que poderão dar "start" a crise conjugal.

As disfunções sexuais são provenientes de uma relação disfuncional pré-existente e estão presentes, muitas vezes, devido a uma solução inadequada adotada pelos envolvidos de uma maneira consciente ou inconsciente.

A Sexualidade faz parte da vida, no entanto ao longo da História ela teve diferentes definições, usos e representações. Hoje a sexualidade é entendida como fonte de prazer e reprodução sendo que, em alguns casos, o uso da mesma é desviado para interesses outros que não cabem ser explanados neste momento.

O casal muitas vezes encontra dificuldade em identificar-se enquanto parceria sexual por uma dificuldade de desenvolver a intimidade necessária para a construção da conjugalidade.

Ocorre que, muitas vezes, o casal acaba se frustrando na tentativa de se entender, pois não sabe exatamente que caminho seguir, podendo trazer sofrimento e, às vezes, desinteresse na busca da solução do conflito.

Cabe a cada um o entendimento de que não há culpados e sim responsáveis e que eles poderão modificar esta relação, desde que a mesma tenha um sentido maior na vida dos dois envolvidos. A Sexualidade é um dos quesitos da relação além de todos os demais. A falta de consciência do problema pode levar um dos parceiros, ou mesmo os dois, a não assumir sua responsabilidade na dificuldade agravando, ainda mais, o conflito.

Observa-se, ainda, que é comum, quando existem filhos, usá-los para justificar uma união, transferindo assim, para estes, o fardo da "culpa" de conviver com situações dolorosas.

Fatores externos podem reforçar as dificuldades do casal como, por exemplo, o fato da mulher atualmente vir se colocando de maneira cada vez mais crítica e arrojada na vida, bem como com um nível de exigência maior que há alguns anos atrás, fazendo com que o homem, por sua vez, tenha seu papel redefinido, porém não como uma escolha própria e sim em decorrência das mudanças do papel feminino.

As mudanças sociais atuais fizeram com que muitos casais não conseguissem reconstruir novos conceitos estruturados em novas bases de convivência.

A terapia de casal pode ajudar os casais na reconstrução desta relação de forma consciente e com contratos explícitos, nos quais cada um poderá dizer o que espera e quanto pode dar ao outro, em bases mais realistas.

Faz-se necessário identificar o vínculo que apóia a relação; em assim sendo ter-se-á maior clareza do motivo das escolhas iniciais, as quais poderão não ser mais suficientes para a continuidade do referido relacionamento, cabendo a cada um dos envolvidos se reconhecerem neste elo e criar novas alternativas de convívio.

A terapia de casal auxilia a estabelecer condições apropriadas para o desenvolvimento de um processo onde o respeito para consigo próprio e com o outro fique garantido, uma vez que o profissional vai trabalhar no sentido de mediar queixas e problemáticas apresentadas, auxiliando no restabelecimento de uma comunicação menos ruidosa e com possibilidades de crescimento para o casal. As dificuldades sexuais provenientes do desacordo do casal são também passíveis de intervenção na medida em que são a representação erotizada da disfunção relacional. As possíveis disfunções sexuais decorrentes de crises conjugais são as mais diversas como, por exemplo, falta ou baixa de desejo sexual, anorgasmia, ejaculação precoce, dificuldades na ereção e transtorno da excitação.

A descoberta de que cada dia da vida traz consigo uma nova possibilidade e proposta de não se deixar aprisionar ao passado, aumenta a chance de novas realizações pessoais e compartilhadas.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page