top of page
Foto do escritorAlbangela Ceschin Machado

Tamanho do pênis: uma preocupação feminina ou masculina?

A preocupação com o tamanho do pênis é muito mais comum entre os homens do que entre as mulheres. Tal preocupação frequentemente leva a ansiedade, podendo ocorrer na infância (é natural ocorrer a comparação entre os meninos), na adolescência ou na fase adulta. Também é frequente a ocorrência de brincadeiras e piadas porém, dependendo do caso, tais brincadeiras e piadas podem criar conflito e insegurança para a vida sexual.

Deixando de lado os aspectos anatômicos de normalidade, um pênis flácido mede de cinco a dez centímetros de comprimento. O tamanho durante a flacidez não determina o tamanho durante a ereção. A medida é feita desde o ponto em que ele se encontra com o corpo (não com a pele) até a extremidade da glande. Se aplicarmos tração manual, o pênis ganhará de dois a cinco centímetros. Masters e Johnson, dois estudiosos americanos da sexualidade humana (1966), verificaram que o pênis em ereção mede, normalmente, de doze centímetros e meio a dezessete centímetros e meio. No último encontro da Sociedade Latino Americana de Medicina Sexual, que ocorreu em agosto deste ano em Florianópolis, falou-se em uma medida variando entre onze a dezessete centímetros como medida dentro dos padrões de normalidade para um pênis em ereção.

Um pênis flácido menor do que quatro centímetros, ou um ereto com menos de sete centímetros e meio, devem ser considerados pequenos. Entretanto, encontramos pacientes que se aproximam desses valores e, ainda sim, tem uma ereção satisfatória, sem queixas no seu relacionamento sexual.

Existem algumas causas hormonais por desordem de funcionamento dos testículos ou da hipófise que podem interferir no desenvolvimento do pênis, bem como de todo órgão genital masculino. Nestes casos encontra-se desde o micro-pênis até a genitália ambígua. O pênis pode ser reduzido em conseqüência de traumatismos, queimaduras ou doenças adquiridas (como a doença de Peyronie - uma tortuosidade peniana). Tais causas são, geralmente, raras, sendo mais freqüente a insatisfação, por parte do paciente, com o tamanho do seu pênis, mesmo que o médico nada encontre de anormal.

Quando existe dúvida em relação aos padrões de normalidade o homem deverá procurar um especialista, neste caso um urologista, para ser examinado detalhadamente o que inclui presença e volume dos testículos, presença e localização de pêlos pubianos e outros caracteres sexuais secundários. Se o pênis for considerado de tamanho normal pelo médico, o paciente normalmente necessitará de uma avaliação por um sexólogo, terapeuta sexual, psicólogo ou psiquiatra, a fim de pesquisar a verdadeira razão de sua queixa. Em sendo o pênis considerado pequeno e forem detectadas alterações hormonais, uma reposição com testosterona poderá ser indicada.

Tratamentos não cirúrgicos como aparelhos a vácuo, aparelhos de tração mecânica, aparelhos de estimulação eletromagnética, pesos, não dão resposta satisfatória permanente. O tratamento cirúrgico envolve secção dos ligamentos suspensores do pênis, injeção de gordura no corpo do pênis (aumento do diâmetro) ou uso de retalhos cutâneos das coxas ou nádegas. Esses tratamentos não são isentos de complicações e algumas delas podem ser graves, tais como necrose dos retalhos, reabsorção de gordura e, também, a insatisfação do paciente. Além disso, os resultados desses tratamentos são pouco conhecidos na literatura médica.

Infelizmente alguns profissionais e muitos leigos pouco éticos se aproveitam da ansiedade e dúvidas dos pacientes, indicando, sem nenhum critério, tratamentos que mais visam onerar o paciente do que realmente uma orientação científica. Os pacientes com dúvidas sobre o tamanho do seu pênis devem procurar profissionais qualificados os quais irão avaliar o caso, podendo ou não ser necessária uma opinião multidisciplinar.

O mais importante é que parceiros e parceiras sexuais conversem sobre suas expectativas e necessidades sexuais com naturalidade e sem cobranças, o sexo na vida das pessoas é ou deveria ser um benefício e não um problema.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page