"Aprenda, colorir gozando, gozar colorindo."
Nelson Leiner
Qualidade de Vida vai além de ter boa saúde física e mental; é na verdade se sentir bem consigo, com a vida, com as pessoas queridas e conseguir se sentir em harmonia e equilíbrio.
É necessário, para tanto, a manutenção de hábitos saudáveis, o cuidado com o corpo, atenção para a qualidade dos seus relacionamentos, sejam eles pessoais, conjugais ou profissionais. O equilíbrio entre vida profissional, família, lazer e sexualidade é de fundamental importância para que você consiga atingir qualidade de vida.
Ser competente na gestão da própria saúde e estilo de vida deve ser prioridade para todo e qualquer indivíduo.
A Qualidade de Vida é uma preocupação das novas políticas de saúde, nacionais e internacionais, existindo, basicamente, dois conceitos sobre o tema. São eles:
No conceito mais genérico (adotado pela Organização Mundial de Saúde), tem-se que é "a percepção do indivíduo sobre a sua posição na vida, no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive, e em relação a seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações."
No conceito da Qualidade de Vida relacionada à Saúde, descrito por Patrick & Erickson (1993) entende-se como "o valor atribuído, à duração da vida, modificada pelos prejuízos, estados funcionais e oportunidades sociais que são influenciados pela doença, dano, tratamento ou políticas de Saúde."
O mais importante é entender que a maneira como cada indivíduo vive não esteja lhe trazendo sofrimento ou frustração. Para isso, cada um deverá estar atento as suas necessidades e realizações numa conquista diária.
Fonte:-Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 20(2):580-588, mar-abr,2004.-monografia FMUSP, 2004. "Os aspectos sócio-culturais relacionados aos transtornos de preferência na Sexualidade Humana", Machado,C. A.
Comentarios