top of page
  • Foto do escritorAlbangela Ceschin Machado

Abrindo o jogo

Os casais podem, em algum momento da vida, atravessar algum tipo de dificuldade na vida sexual. O problema pode ser temporário ou uma situação persistente e recorrente, e que necessite de ajuda profissional.

A falta de qualidade de vida, frequentemente acompanhada de depressão, ansiedade e estresse, é, muitas vezes, causa determinante de problemas sexuais. Ambos, homens e mulheres, podem apresentar sintomas que caracterizem uma ou mais disfunções sexuais.

Daquelas conhecidas, podemos destacar:

• Transtorno do desejo sexual • Transtorno da excitação sexual • Transtorno do orgasmo • Transtorno de dor sexual • Disfunção sexual devido a uma condição médica geral • Disfunção sexual induzida por uma substância • Disfunção sexual sem outra especificação

Cada uma delas relaciona-se a uma fase específica do ciclo de reposta sexual (desejo, excitação, orgasmo e resolução).

As disfunções sexuais podem ter causas biológicas, emocionais ou conflitos interpessoais.

É importante que o indivíduo, ao perceber que pode estar com algum destes problemas, procure ajuda de um especialista da área ao mesmo tempo em que "abra o jogo" com o(a) parceiro(a) para que, juntos, busquem uma solução.

É muito comum ocorrerem pressões e cobranças as quais, via de regra, costumam agravar, ainda mais, a situação que, por si só, já causa transtornos. Em muitos casos, tais transtornos levam a uma baixa de autoestima.



Existem diversas formas de abordar esta situação como, por exemplo, terapia sexual e de casal, quando a queixa está relacionada a uma questão emocional ou relacional, e um médico especializado como um ginecologista, urologista, endocrinologista ou mesmo um clínico geral, dependendo do caso, quando a questão for orgânica.

Repartir o problema com o parceiro ou a parceira e buscar ajuda profissional são as duas iniciativas principais para uma vida sexual saudável com conseqüente recuperação da auto estima e da qualidade de vida.


Albangela Ceschin Machado

Psicanalista, especializada em Família e Casal (UNIFESP)

e em Sexualidade Humana (USP)

Fonte:Compêndio de Psiquiatria, Kaplan H.I. at all,7 edição, ARTMED apud, DSM-IV.



9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page